espaços urbanos

Estudantes da UFSM vão fazer projeto para revitalizar praças de Santa Maria

Thays Ceretta

Foto: Lucas Amorelli (Diário)
Além da área verde na Faixa Nova de Camobi, outro local que deve ser revitalizado, é a Praça Roque Gonzáles, em frente ao Hospital de Caridade

Deixar a cidade mais bonita e melhorar a qualidade de vida da população, essa é a vontade dos estudantes de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que se uniram para criar um projeto de extensão voltado para os espaços urbanos. A intenção é que os acadêmicos coloquem em prática o que aprendem em sala de aula e ajudem a revitalizar algumas praças do município.

A ideia do projeto de extensão foi apresentada em uma reunião na prefeitura na última semana. O objetivo é que os alunos elaborem os projetos necessários (arquitetônico, estrutural, sanitário, elétrico, layout, paisagismo e de acessibilidade) e doem, de forma voluntária, para prefeitura. Depois disso, o Executivo buscará parcerias de empresas privadas ou de instituições para adotar os projetos e colocar as propostas em prática. Em um primeiro momento, foram definidos dois locais, a Praça Roque Gonzáles, em frente ao Hospital de Caridade, no Centro, e um espaço verde que fica na RSC-287, Faixa Nova de Camobi. 

Santa Maria fica com 10 contêineres de lixo seco até setembro

Guilherme Piccini, 19 anos, é um dos integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) e faz parte do Grupo Revitaliza PET. Segundo ele, o objetivo é entregar os projetos que serão elaborados em conjunto com os alunos do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFSM (Emau) em seis meses.

_ Essa é uma forma de facilitar a adoção de algumas empresas privadas que têm interesse, dando o nosso conhecimento. Para nós, é muito bom também, porque nos proporciona praticar o que a gente aprende em sala de aula, unindo a teoria com a prática. A elaboração dos projetos depende do que a prefeitura busca em cada espaço _ comentou Piccini, que é estudante de Engenharia Civil.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, André Domingues, a proposta vai ajudar a prefeitura a manter uma padronização dos espaços. O apoio do grupo é bem-vindo, principalmente para a discussão de sugestões.

_ Toda participação que nós tivermos da comunidade é fundamental para dar uma identidade na utilização desses espaços. Na reunião, nós discutimos a carência do município de executar esses projetos. Então, eles vão nos ajudar nos projetos, e nós, na busca dos patrocinadores. Para nós, isso é fundamental, pois não temos recursos e nem pessoas para manter em todas as praças. Junto com outras secretarias, e tendo o projeto, é mais fácil de as pessoas físicas ou jurídicas adotarem os espaços _ explicou o secretário.

Governo vai revogar regra que exige aulas teóricas para renovar CNH

COMO FUNCIONA 

Adote uma Área Verde

  • A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, desenvolve o projeto "Adote uma Área Verde", possibilitando a adoção,manutenção e proteção de canteiros centrais, encostas das vias públicas, áreas verdes e parques infantis de Santa Maria
  • A ideia tem como objetivo o plantio, o cultivo, a preservação e manutenção de flores e arbustos de jardim nesses locais, além de estimular a cultura da partilha da responsabilidade socioambiental com todos

Quem pode adotar

  • Por meio dessa iniciativa, empresas, instituições públicas e privadas, associações de moradores e sociedades de amigos dos bairros poderão adotar espaços públicos, mediante a assinatura de um termo de compromisso

Secretaria de Meio Ambiente

  • Endereço - Rua Venâncio Aires, 2.277, 4º andar, Centro
  • Contato - Pelos e-mails meioambiente@santamaria.rs.gov.br ou superintendenciapracasejardins@gmail.com
  • Telefone - (55) 3921-7151 / 3921-7150 / 3921-7138
  • Expediente externo - Das 7h30min às 13h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM realiza aulas de espanhol para crianças

Próximo

Quina acumula e pode pagar R$ 1,2 milhões nesta terça-feira

Geral